Diversidade
Com mais de 180 transplantes, HGG lidera avanço em cirurgias no SUS em 2024
Hospital goiano amplia número de transplantes e passa a realizar procedimentos de alta complexidade com apoio do SUS
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realizou mais de 180 transplantes de órgãos em 2024, alcançando o maior índice de sua história, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO). Os procedimentos foram todos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para transplantes de fígado e rim.
A unidade ampliou sua estrutura, com a inclusão de cirurgias de maior complexidade como transplantes de medula óssea, pâncreas e rim-pâncreas, totalizando quase 1.200 procedimentos desde sua fundação. Com investimento de R$ 2,8 milhões, o hospital passou a contar com 32 leitos voltados exclusivamente para transplantes, reforçando seu papel como referência no Centro-Oeste.
Enquanto isso, o Brasil também bateu recorde nacional, ultrapassando os 30 mil transplantes em 2024. Apesar disso, mais de 78 mil pessoas ainda aguardam na fila, sendo mais de 2 mil somente em Goiás.
Para o coordenador técnico do Idtech, Marcelo Rabahi, a ampliação é fundamental para mudar a realidade de pacientes que dependem desses procedimentos para sobreviver.


































Envie seu comentário