Notícias
Pesquisa aponta alta na aprovação de Lula após reação às tarifas dos EUA
Segundo AtlasIntel e Bloomberg, presidente ganha apoio por postura internacional; 61% acham que ele representa melhor o Brasil que Bolsonaro

Divulgação
A mais recente pesquisa dos institutos AtlasIntel e Bloomberg mostra que a aprovação do governo Lula subiu para 49,7%, com destaque para a percepção positiva sobre sua atuação internacional após as tarifas impostas por Donald Trump contra produtos brasileiros.
A maioria dos entrevistados (61,1%) acredita que Lula representa o Brasil no exterior de forma mais eficaz que Jair Bolsonaro. Ao ser questionada sobre a reação do governo às novas taxas, 44,8% avaliaram a resposta como adequada, enquanto 27,5% acharam agressiva e 25,2% consideraram fraca.
Na última segunda-feira (14), o presidente assinou um decreto que regulamenta a chamada Lei da Reciprocidade, permitindo que o Brasil reaja oficialmente a medidas de outros países com impacto comercial. A norma também cria um comitê composto por membros do governo e empresários para debater os impactos das tarifas.
Sobre as motivações de Trump, 40,9% dos entrevistados veem a medida como retaliação à aproximação do Brasil com os Brics e 36,9% atribuem à influência da família Bolsonaro. Outros 16,8% aceitaram a justificativa norte-americana, e 3,5% acreditam que o objetivo seria melhorar o comércio entre os dois países.
A pesquisa ouviu 2.841 pessoas, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Envie seu comentário