Política
Mulher condenada pelos atos de 8 de janeiro é presa após ser deportada
Rosana Maciel Gomes foi condenada a 13 anos e 6 meses de prisão pelo STF e já havia fugido do país antes da captura.

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (27), Rosana Maciel Gomes, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos e 6 meses de prisão pelos crimes ligados aos atos de 8 de janeiro de 2023. A prisão ocorreu no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, por volta das 18h30, quando ela desembarcava em um voo de deportados organizado pelo governo dos Estados Unidos.
Segundo a PF, Rosana havia sido detida pelas autoridades de imigração americanas antes de ser enviada de volta ao Brasil. Após exame de corpo de delito, ela foi conduzida ao Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte.
Detida em flagrante dentro do Palácio do Planalto no dia dos ataques, Rosana foi acusada de crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa armada. O STF confirmou a condenação em novembro de 2023, determinando ainda multa e pagamento de R$ 30 milhões por danos coletivos.
Mesmo em liberdade provisória com medidas restritivas, ela descumpriu regras e deixou de comparecer à Justiça em janeiro de 2024. O ministro Alexandre de Moraes então autorizou a prisão preventiva e a inclusão do nome na lista vermelha da Interpol.
Após passagens por outros países da América do Sul, Rosana foi localizada nos EUA e deportada, cumprindo agora a decisão definitiva da Corte.

Envie seu comentário