Política
Saiba como foi o primeiro dia de julgamento de Bolsonaro no STF
Moraes e Dino votaram pela condenação; sessão será retomada nesta quarta-feira com Luiz Fux
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na terça-feira (9) a análise do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado. Os primeiros votos foram do relator Alexandre de Moraes e do ministro Flávio Dino, ambos pela condenação dos acusados.
Moraes falou por quase cinco horas, destacando provas que, segundo ele, demonstram a articulação de Bolsonaro com militares para quebrar a normalidade constitucional. Ele apontou Bolsonaro e Braga Netto como líderes da trama, enquanto outros réus, como Paulo Sérgio Nogueira, Augusto Heleno e Alexandre Ramagem, tiveram participação secundária.
A sessão terminou com o placar de 2 a 0 pela condenação e será retomada nesta quarta-feira (10), a partir das 9h, com o voto do ministro Luiz Fux. Também restam votar Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Entre os pontos de destaque do julgamento estão as anotações atribuídas ao general Augusto Heleno, mencionadas por Moraes como evidências de planejamento golpista; relatos sobre um suposto plano de envenenamento do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin; além de documentos que indicam monitoramento e ameaça a autoridades.
Após os votos, caso haja condenação, os ministros ainda terão de definir as penas. O relator Moraes apresentará uma proposta que será analisada pelo plenário.


































Envie seu comentário