Goiás
Operação Parasita identifica desvio de mais de 100 computadores da Secretaria da Economia
Ex-servidor terceirizado é apontado como líder do esquema desarticulado em Goiás.
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), da Polícia Civil de Goiás, em parceria com a Secretaria da Economia, deflagrou nesta terça-feira (2) a Operação Parasita. A investigação apura um esquema de desvio e receptação de computadores pertencentes ao órgão estadual.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão — entre preventivas e temporárias — em Goiânia, Aparecida de Goiânia e em outros três estados. As diligências contaram com apoio das Polícias Civis do Distrito Federal, Tocantins e Minas Gerais. Um dos receptadores foi preso em flagrante na capital.
A polícia apontou que o esquema era organizado por um ex-servidor terceirizado. Outros terceirizados, prestadores de serviço e empresários também participavam da rede criminosa. Mais de 100 computadores e monitores foram desviados e vendidos por valores muito inferiores ao preço de mercado a donos de lojas de informática, que os revendiam a terceiros.
O desvio foi identificado pela Secretaria da Economia em abril de 2025. Após constatar as irregularidades, o órgão desligou os envolvidos e encaminhou o caso à Polícia Civil, que avançou na investigação e resultou na operação.

































Envie seu comentário