Goiânia
Procon autua supermercado em Goiânia por vender carnes vencidas e sem rotulagem
Fiscalização apreendeu cerca de 30 quilos de carnes impróprias para consumo e outros alimentos irregulares
Foto: Divulgação/Procon
O Procon Goiânia autuou um supermercado da capital após identificar cerca de 30 quilos de carnes com prazo de validade vencido e impróprias para consumo. A irregularidade foi constatada durante uma operação de fiscalização de rotina realizada na última segunda-feira (5). O nome do estabelecimento não foi divulgado.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, foram retirados das prateleiras aproximadamente 10 quilos de carne moída e 20 quilos de linguiça suína. Além de estarem fora do prazo de validade, os produtos eram armazenados de forma inadequada, o que eleva o risco de contaminação e representa ameaça à saúde dos consumidores.
A equipe de fiscalização também encontrou outras irregularidades no local. No depósito do supermercado, foram apreendidos 76 pacotes de farinha sem indicação de validade e 10 quilos de queijo ralado sem qualquer tipo de rotulagem. A ausência de informações básicas contraria as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Conforme o CDC, alimentos vencidos são considerados impróprios para consumo, enquanto a legislação também determina que todos os produtos ofertados devem apresentar informações claras sobre origem, validade, qualidade e condições de conservação.
Diante das irregularidades, todos os itens foram descartados imediatamente e o supermercado foi notificado. Os responsáveis receberam orientações sobre boas práticas, como controle rigoroso de validade, armazenamento adequado e rotulagem obrigatória.
O Procon Goiânia reforça que a comercialização de alimentos vencidos ou mal acondicionados configura infração grave e coloca em risco a saúde da população. O órgão orienta que consumidores verifiquem atentamente rótulos, prazos de validade e condições dos produtos e que denúncias podem ser feitas diretamente aos canais oficiais de fiscalização.


































Envie seu comentário