Goiás, 12 de fevereiro de 2026
Conecte-se conosco

Goiás

Cinco toneladas de peixes morrem após possível contaminação em área rural de Goiás

Produto aplicado por avião em lavoura vizinha pode ter atingido tanques de criação em Padre Bernardo

Suspeita é que os locais teriam teriam sido atingidos por um produto tóxico utilizado no combate a pragas (Foto: Reprodução)

Um episódio de mortandade em larga escala de peixes está sendo apurado em uma propriedade rural de Padre Bernardo, município localizado a cerca de 220 quilômetros da capital goiana. Aproximadamente cinco toneladas de animais morreram em uma represa e em quatro tanques de criação existentes no local.

De acordo com informações registradas pela polícia, o caso teria relação com a aplicação de um defensivo agrícola em uma fazenda vizinha. No dia 16 de janeiro, o produto foi pulverizado sobre uma plantação de milho com o uso de uma aeronave de pequeno porte e pode ter se espalhado até a área de criação dos peixes.

Foram identificadas espécies como piau, lambari, traíra e matrinxã entre os animais mortos. Os donos da propriedade relataram que parte dos peixes tinha idade avançada, alguns com até 15 anos, e peso que chegava a 35 quilos, o que amplia o impacto econômico e ambiental do ocorrido.

A criação existia há mais de 20 anos e tinha múltiplas finalidades. Além da pesca esportiva mantida pela família, os peixes eram usados para o repovoamento de um rio que corta a fazenda e atende a região.

O boletim de ocorrência aponta ainda que trabalhadores da propriedade passaram mal após a pulverização do produto químico, inclusive uma funcionária grávida. Para os proprietários, o episódio configura crime ambiental, independentemente de ter havido intenção.

As autoridades seguem investigando o caso para esclarecer as circunstâncias da contaminação e eventuais responsabilidades.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 4 =