Diversidade
Agência Espacial Europeia paga 5 mil euros para quem ficar 10 dias deitado em experimento
Estudo realizado na França testa efeitos da microgravidade no corpo humano e pode gerar avanços na medicina.
Divulgação/European Space Agency
A Agência Espacial Europeia (ESA) está em busca de voluntários para um experimento científico que chama atenção: ficar deitado durante 10 dias em colchões d’água, sem interrupções, e receber 5 mil euros, valor aproximado de R$ 31,2 mil.
Denominado Vivaldi III, o projeto é conduzido na Clínica Espacial Medes, na França, e tem como objetivo investigar os impactos da microgravidade no corpo humano. Para isso, os participantes permanecem em imersão seca — técnica que simula ausência de gravidade ao suspender o corpo em líquido coberto por tecido impermeável.
Durante os 10 dias, os voluntários não podem sair da posição reclinada. Refeições e outras atividades acontecem com adaptações específicas, inclusive as necessidades fisiológicas.
Os critérios de seleção incluem: homens entre 20 e 40 anos, saudáveis, não fumantes, com índice de massa corporal entre 20 e 26, e altura entre 1,65 m e 1,80 m. Candidatos com restrições médicas ou alimentares não podem participar.
Além de apoiar a preparação de astronautas para missões prolongadas, os resultados da pesquisa podem auxiliar a medicina no tratamento de pacientes acamados, idosos e pessoas com doenças musculoesqueléticas.


































Envie seu comentário