Diversidade
Brasil poderá observar chuva de meteoros Orionídeas com pico esta semana
Fenômeno proporcionará meteoros rápidos e brilhantes, resultado da passagem do cometa Halley.
O céu brasileiro receberá esta semana a impressionante chuva de meteoros Orionídeas, que poderá ser vista de todas as regiões do país. O Observatório Nacional informa que o pico de visualização ocorrerá nas noites de terça (21) para quarta (22) e de quarta para quinta-feira (23), com o melhor horário entre a meia-noite e o amanhecer.
Os meteoros da Orionídeas são caracterizados por sua velocidade — até 66 km/h —, brilho intenso e trilhas que permanecem visíveis por alguns segundos. O fenômeno recebe esse nome devido à constelação de Órion, próxima à estrela Betelgeuse, de onde parecem “nascer” os meteoros.
O evento é causado pelo encontro da Terra com detritos deixados pelo cometa Halley, que ocorre a cada 75-76 anos. Ao entrar na atmosfera, esses fragmentos se desintegram, produzindo o efeito luminoso. Observadores podem esperar entre 15 e 20 meteoros por hora, especialmente sob céu escuro e sem poluição luminosa.
Além de impressionante visualmente, o estudo das chuvas de meteoros permite avaliar a quantidade de detritos espaciais e proteger satélites, além de contribuir para o conhecimento sobre a formação do Sistema Solar.


































Envie seu comentário