Diversidade
Cheirar roupas do parceiro ajuda a reduzir estresse e sentimento de solidão
Experimento canadense mostra que o odor do parceiro diminui cortisol e melhora bem-estar emocional
Gemini
Pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, identificaram que cheirar roupas usadas pelo parceiro pode reduzir os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, além de aliviar a sensação de solidão. O estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, contou com 96 casais heterossexuais.
No experimento, os homens usaram camisetas por 24 horas sem produtos que pudessem alterar o cheiro natural. Depois, as peças foram congeladas e entregues para que as mulheres as cheirassem: um grupo recebeu a roupa do parceiro, outro, a de um estranho. As participantes também foram submetidas a tarefas estressantes e forneceram amostras de saliva para avaliação do cortisol.
Os resultados mostraram que mulheres que cheiraram roupas do parceiro tiveram níveis de estresse mais baixos e menor sensação de isolamento, especialmente quando reconheciam o cheiro do companheiro. Já as que cheiraram roupas de estranhos tiveram aumento do hormônio. A pesquisa sugere que carregar uma peça de roupa do parceiro pode ser uma estratégia simples e eficaz para reduzir tensão e fortalecer o vínculo emocional, mesmo durante períodos de separação.


































Envie seu comentário