Diversidade
Cine Cultura tem estreias premiadas, sessões gratuitas e homenagem ao Dia dos Pais
Cine Cultura fica no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica. Ingressos para sessões pagas são vendidos na bilheteria

Cine Cultura fica no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica. Ingressos para sessões pagas são vendidos na bilheteria (Foto: Secult)
O Cine Cultura traz uma programação especial e diversificada nesta semana, com três estreias que dialogam com temas universais como o afeto, o fim da vida e as transformações sociais, além de sessões gratuitas que celebram o cinema goiano e o Dia dos Pais.
Uma das novidades é Uma Bela Vida, novo longa do premia do diretor Costa-Gavras, vencedor do Oscar e da Palma de Ouro. Selecionado para o Festival de San Sebastian, o filme apresenta diálogos entre um médico e um filósofo sobre medicina paliativa e o fim da vida, em uma abordagem ao mesmo tempo, sensível, crítica e bem-humorada. O elenco conta ainda com participação especial da atriz Charlotte Rampling.
O cinema brasileiro também ganha espaço com o retorno às telas de Iracema – Uma Transa Amazônica, clássico de Jorge Bodanzky, agora em versão remasterizada em 4K. Produzido nos anos 1970, o filme segue atual ao abordar, em formato de road movie, temas como exploração humana, devastação da Amazônia e os impactos do poder e da ganância.
Já o delicado Estranho Caminho, de Guto Parente, vencedor do Festival de Tribeca em 2023, embora tenha sido lançado nos cinemas em agosto de 2024, o Cine Cultura não pôde exibi-lo devido à reforma da sala. A trama acompanha o reencontro entre pai e filho durante uma pandemia fictícia, numa tocante homenagem à memória, ao afeto e ao amor pelo cinema. A estreia acontece em agosto, no mês em que se comemora o Dia dos Pais, tornando o momento ainda mais simbólico.
Lançamento
Além das estreias comerciais, o Cine Cultura promove, na quinta-feira (07/08), às 19h30, o lançamento de dois curtas-metragens goianos com entrada gratuita. Dirigidas por Felipe Pitombo, as animações Jinga e Olhos Castos unem poesia e temas sociais como ancestralidade africana, infância, racismo estrutural, empoderamento e resistência.
Produzidas pelo Pitombo Studio, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), as obras destacam a força da animação goiana. Jinga conta a história de uma menina que enfrenta o racismo e se reconecta com sua ancestralidade por meio de um colar herdado da avó. Já Olhos Castos, inspirado na poesia de Leodegária de Jesus, é uma narrativa sem diálogos sobre os reflexos da infância na vida adulta.
Cine Cultura
O Cine Cultura fica no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica. Ingressos para sessões pagas são vendidos na bilheteria, com pagamento em dinheiro ou Pix. A bilheteria abre 30 minutos antes das sessões em dias úteis e uma hora antes nos fins de semana e feriados. Sessões gratuitas são indicadas na programação.
Confira as sessões: de 09 a 13/8
Dia 09/08 – Sábado
14h – Clássico surpresa de Dia dos Pais: um clássico da década de 1940 (10 anos)
16h30 – Estranho Caminho (14 anos)
18h30 – Cloud – Nuvem De Vingança (16 anos)
Dia 10/08 – Domingo
15h – Uma Bela Vida (14 anos)
17h – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)
1h – Dreams (14 anos) – última sessão
Dia 11/08 – Segunda-feira
14h – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)
15h50 – Estranho Caminho (14 anos)
17h45 – Um Lobo Entre Os Cisnes (12 anos)
20h – Uma Bela Vida (14 anos)
Dia 12/08 – Terça-feira
14h – Um Lobo Entre os Cisnes (12 anos)
16h15 – Uma Bela Vida (14 anos)
18h15 – Cazuza, Boas Novas (14 anos)
20h – Cloud – Nuvem De Vingança (16 anos)
Dia 13/08 – Quarta-feira
14h – Cloud – Nuvem De Vingança (16 anos)
16h20 – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)
18h10 – Estranho Caminho (14 anos)
20h – Cazuza, Boas Novas (14 anos)

Envie seu comentário