Diversidade
Fôlego – Até Depois do Fim, terá exibição no Festival de Trancoso
Maria Carol Rebello, atriz, conta sua vida e a trajetória na arte de sua família em um documentário confessional independente onde narra a sua vida e sua arte
Foto: Andre Hawk
Com suas lembranças e memórias, Maria Carol Rebello percorre a trajetória de seu tio, o ator e diretor Jorge Fernando, de sua avó, a atriz Hilda Rebello, e de seu irmão, o multiartista João Rebello. Dirigido por Candé Salles, o documentário mostra como a atriz encontra forças para seguir em frente após as perdas da avó e do tio em 2019 e, mais recentemente, do irmão, assassinado por engano em 2024.
A origem do documentário
A ideia do projeto surgiu originalmente com Candé Salles, logo após a morte de Jorge Fernando. O documentário ganhou nova urgência com o trágico assassinato de João em Trancoso (BA), reforçando a necessidade de preservar sua memória, esclarecer equívocos sobre o crime e desmentir “fake news” e reportagens iniciais que o associaram a atividades criminosas. Carol enfatiza que o filme visa esclarecer o engano e retratar a violência da região.
Depoimentos marcantes
Para contar a história da família, Carol e Candé convidaram nomes conhecidos do cenário artístico brasileiro. Entre os depoimentos, estão:
-
Xuxa
-
Claudia Raia
-
Ney Matogrosso
-
Marcelo D2
-
Tony Ramos
-
Guel Arraes
-
Silvio de Abreu
-
Patrícia Travassos
-
Mariana Ximenes
Os artistas compartilham histórias e lembranças de Jorginho (como Jorge Fernando era carinhosamente chamado pelos amigos), D. Hilda e João, reforçando a homenagem e a memória afetiva da família.
O significado do título
O nome do filme, “Fôlego – Até Depois do Fim”, simboliza a necessidade de “respirar e seguir” diante das perdas, transformando a tristeza em homenagem e luz à trajetória familiar. Maria Carol detalha: “É um documentário confessional, totalmente independente, são as minhas memórias, as minhas lembranças, dentro de uma família que viveu e vive de arte”, destacando sua força para continuar a caminhada.
Lançamento e exibições
O filme independente foi gravado no primeiro semestre de 2025. O lançamento coincide com o aniversário de um ano da morte de João Rebello. Após estreia no Festival do Rio e passagem por São Paulo, “Fôlego – Até Depois do Fim” será exibido no Festival de Trancoso.
Exibição em Trancoso:
-
Data: Domingo, 7 de dezembro
-
Horário: 19:00
-
Local: Casa Perainda – Rua do Porto, 103


































Envie seu comentário