Goiás, 7 de julho de 2025
Conecte-se conosco

Diversidade

Guia de pesca fisga peixe de mais de 2 metros no Araguaia e defende cota zero para preservação

Piraíba de 2,06 metros foi capturada no distrito de Luiz Alves; pescador destaca aumento de peixes grandes na região

Uma piraíba de 2,06 metros foi fisgada por Caiuã Breno Carvalho Fernandes, de 27 anos, no Rio Araguaia, em Luiz Alves — distrito de São Miguel do Araguaia. Guia de pesca há anos na região, Caiuã afirmou que esse foi seu maior feito até agora.

A captura aconteceu no fim de junho, quando ele saiu com um amigo e a família para um dia inteiro de pesca. Após uma tentativa frustrada por causa de botos, trocaram de ponto e, em cerca de 30 minutos, encontraram a piraíba. A luta para tirá-la da água durou quase uma hora.

Além de outras piraíbas menores e pirararas de 1,60 metros, Caiuã ainda pretende fisgar uma piratinga — espécie que pode ultrapassar 2,30 metros. Para ele, persistência é o segredo da pesca esportiva.

A pesca na região segue o modelo de cota zero, ou seja, todos os peixes devem ser devolvidos ao rio. O guia afirma que essa política é essencial para manter os peixes vivos e permitir que atinjam tamanhos tão expressivos. Segundo ele, a presença crescente de cardumes e espécies maiores comprova que a preservação tem surtido efeito.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =