Diversidade
Paciente com distrofia muscular de Duchenne retorna ao cinema após 7 anos em Goiânia
André Ferreira, de 32 anos, retomou ida ao cinema com apoio do Crer; episódio emocionou familiares e equipe multiprofissional.
André Ferreira acompanha filme no cinema depois de 7 anos — Foto: Reprodução/Crer
André Ferreira, de 32 anos, diagnosticado com distrofia muscular de Duchenne, conseguiu ir ao cinema pela primeira vez após sete anos sem sair de casa. O retorno, no dia 1º de setembro em Goiânia, foi possível graças ao acompanhamento do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e do programa Crer em Casa, voltado para cuidados paliativos e bem-estar de pacientes com doenças degenerativas.
A mãe de André, Ezilda Francisca, explicou que desde 2018 o filho não saía de casa após passar mal em uma sessão de cinema. A equipe multiprofissional do Crer organizou a ida com segurança, permitindo que ele aproveitasse a experiência sem riscos. As informações são do G1.
O paciente tem limitações severas, incluindo cadeira de rodas, ventilação mecânica e alimentação por gastrostomia. Segundo a mãe, o retorno ao cinema devolveu a vontade de sair de casa e André já planeja assistir a filmes regularmente e visitar familiares.

































Envie seu comentário