Diversidade
Pesquisa australiana revela potencial cura para vírus HTLV-1 com antivirais do HIV
Estudo inovador usa modelo animal e indica que medicamentos já existentes podem impedir a progressão do HTLV-1.

canva
Pesquisadores australianos estão perto de desenvolver tratamentos eficazes e uma possível cura para o vírus HTLV-1, considerado potencialmente fatal. A pesquisa, conduzida em camundongos, revelou que medicamentos usados contra o HIV podem suprimir a transmissão do HTLV-1.
O estudo, realizado no Instituto Walter e Eliza (WEHI) em parceria com o Instituto Doherty, também identificou um novo fármaco que elimina as células infectadas pelo HTLV-1, preservando as células saudáveis e evitando o avanço da doença.
Testes com a combinação dos antivirais do HIV e um agente que induz a morte celular eliminaram as células contaminadas, sugerindo uma possível terapia curativa. O desenvolvimento do primeiro modelo de camundongo humanizado para HTLV-1 foi fundamental para observar o vírus em um organismo semelhante ao humano.
Segundo Marcel Doerflinger, coautor da pesquisa, a supressão precoce do vírus poderia impedir os danos imunológicos irreversíveis que levam à doença e à morte prematura, já que os sintomas podem levar décadas para se manifestar.
A equipe está em negociação para iniciar ensaios clínicos com pacientes portadores do HTLV-1, o que poderá resultar no primeiro método aprovado de profilaxia pré-exposição para essa doença. Cerca de 10 milhões de pessoas no mundo convivem com o HTLV-1, incluindo populações indígenas da Austrália Central.

Envie seu comentário