Diversidade
Pesquisa mostra que estudantes bancam a própria graduação
Levantamento aponta que mais da metade dos universitários custeia integralmente a faculdade, enquanto bolsas e financiamentos ainda têm alcance limitado.
Foto: Canva
Um levantamento conduzido pela Nube – Estagiários e Aprendizes, entre 8 e 19 de setembro, revelou que a maioria dos universitários arca com os custos da própria faculdade. O estudo contou com 6.362 participantes e buscou identificar quem financia a graduação.
Os resultados mostram que 58,41% dos estudantes pagam integralmente seus estudos. Apenas 9,13% têm a graduação custeada pelos responsáveis e 13,34% contam com bolsa integral. O dado evidencia que, embora existam incentivos, eles ainda atingem uma parcela limitada do público estudantil.
Entre os participantes, 11,99% estudam em instituições públicas, 0,93% utilizam o FIES e 4,68% têm bolsa parcial. Além disso, 1,51% recebem apoio de amigos, familiares ou parceiros para custear os estudos. Segundo especialistas, a pesquisa indica uma mudança cultural, com maior autonomia financeira dos estudantes e desafios contínuos no acesso a programas de incentivo.


































Envie seu comentário