Goiás, 4 de fevereiro de 2026
Conecte-se conosco

Diversidade

Pesquisa mostra que trabalhadores brasileiros estão entre os mais estressados e tristes da América Latina

Relatório da Gallup indica que 46% dos brasileiros sofrem com estresse diário, enquanto 25% relatam tristeza no trabalho.

Foto: Canva

Dados recentes da consultoria Gallup mostram que quase metade dos trabalhadores brasileiros enfrenta estresse diariamente. O relatório State of the Global Workplace apontou que 46% dos profissionais no Brasil relataram sentir estresse, 25% tristeza e 18% raiva no ambiente de trabalho.

O levantamento global incluiu 128 mil funcionários de mais de 160 países, permitindo um panorama regional detalhado. Na América Latina, o Brasil figura entre os quatro países com maiores índices de raiva e tristeza e ocupa o sétimo lugar em estresse.

Entre os países com maior nível de estresse estão Bolívia (55%), República Dominicana (51%), Costa Rica (51%), Equador (50%), El Salvador (50%) e Peru (48%). Paraguaios (34%) e jamaicanos (35%) aparecem como os menos estressados.

Nos índices de raiva e tristeza, o Brasil apresenta 18% e 25%, respectivamente, ficando atrás apenas de Bolívia, Jamaica e Peru em raiva, e de Bolívia, El Salvador e Jamaica em tristeza.

Entre os fatores que influenciam os níveis de estresse e emoções negativas estão a precarização do trabalho, a pejotização, além das pressões econômicas e sociais. Profissionais que enfrentam instabilidade e alternância entre emprego e desemprego estão mais vulneráveis e têm menor acesso a proteção legal contínua.

Eventos recentes, como a pandemia de Covid-19, também contribuíram para aumentar a sensação de alerta constante, preocupação e irritabilidade no ambiente profissional.

Apesar de desconfortáveis, essas emoções indicam condições que precisam de atenção. Práticas como mindfulness, meditação, gestão da atenção e fortalecimento de relacionamentos no trabalho podem ajudar a reduzir o impacto negativo e promover bem-estar emocional.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 7 =