Diversidade
SUS vai oferecer implante contraceptivo que custa até R$ 4 mil na rede privada
Método hormonal de longa duração será gratuito e poderá beneficiar milhões de brasileiras até 2026.

Canva
O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer gratuitamente o Implanon, método contraceptivo de longa duração que custa até R$ 4 mil na rede privada. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, que deve publicar nos próximos dias a portaria com as diretrizes para a implantação da medida.
O Implanon é um pequeno implante inserido sob a pele do braço, com liberação contínua de etonogestrel. Ele impede a ovulação e altera o muco cervical, tornando mais difícil a fecundação. A eficácia do método ultrapassa 99% e a duração é de até três anos, sem necessidade de manutenção.
O dispositivo faz parte do grupo dos LARCs (Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração), que incluem também o DIU. Por não depender de uso diário ou mensal, o método tem maior adesão e menos risco de erro.
Até 2026, o governo federal pretende distribuir 1,8 milhão de unidades — sendo 500 mil ainda em 2025. A remoção é rápida e o retorno à fertilidade é imediato. Importante lembrar que o método não previne contra ISTs, sendo recomendável o uso combinado com preservativo.

Envie seu comentário