Diversidade
Vaticano recebe movimentos populares em encontro com Papa Leão 14
Entre 20 e 27 de outubro, pontífice reúne entidades sociais globais, incluindo o MST, mantendo legado de diálogo social do Papa Francisco.
O Vaticano será palco, entre 20 e 27 de outubro, do primeiro encontro do Papa Leão 14 com movimentos populares de diversas partes do mundo, incluindo o MST. O evento é visto como a continuidade do legado de diálogo social promovido pelo Papa Francisco, que iniciou a articulação em 2014.
Rodrigo Suñe, membro da Articulação Internacional dos Povos (AIP), explicou que o pontífice norte-americano naturalizado peruano assumiu em maio deste ano e demonstra disposição em manter os canais de diálogo com entidades sociais.
Em 2024, o MST e outras organizações celebraram o 10º aniversário do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, ocasião em que Francisco abençoou a bandeira do movimento, atendendo à solicitação do líder João Pedro Stedile, que homenageou o bispo Pedro Casaldáliga.
De acordo com Suñe, o encontro de 2025 deve aprofundar debates sobre Terra, Teto e Trabalho, além de tratar de crises globais como guerras, paz, migração e questões ambientais, com a intenção de construir soluções coletivas a partir da perspectiva popular.
Não há lista final de presenças, mas estão convocadas organizações de todos os continentes, reforçando o caráter internacional do encontro.

































Envie seu comentário