Goiás, 24 de julho de 2025
Conecte-se conosco

Goiânia

Estudantes da UFMG são deixados em Goiânia e confronto entre coletivos vai parar nas redes

Grupo que participou do congresso da UNE alega exclusão por divergência ideológica; DCE da UFMG nega e diz que houve descumprimento das normas de embarque

Divulgação

Nove estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficaram sem transporte de volta a Belo Horizonte após participarem do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), em Goiânia. O caso gerou trocas de acusações entre o Coletivo Juntos e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), que organizou a caravana oficial. As informações são do Estado de Minas.

De acordo com o Coletivo Juntos, os estudantes foram impedidos de embarcar nos ônibus da volta, embora houvesse 19 lugares desocupados. Eles afirmam que a recusa foi motivada por divergências políticas internas, já que pertencem a uma corrente ideológica diferente da que compõe a gestão atual do DCE.

A organização argumenta ainda que outras delegações de universidades brasileiras conseguiram renegociar listas de passageiros diretamente com as empresas contratadas, garantindo o retorno de todos os membros.

O DCE, por sua vez, afirma que os nomes dos estudantes barrados não estavam na lista de passageiros homologada pela ANTT, válida para ida e volta. Além disso, segundo nota oficial publicada nas redes sociais, a solicitação para inclusão dos nomes foi feita apenas uma hora antes da partida dos ônibus.

A entidade afirma que o coletivo não garantiu o transporte de volta de seus integrantes e tentou responsabilizar o DCE por um problema de logística próprio. Segundo o diretório, dois estudantes ainda conseguiram embarcar, mas a empresa se recusou a permitir mais trocas, chegando a acionar a polícia após tentativa de bloqueio dos veículos por parte dos universitários.

O DCE concluiu afirmando que está sendo alvo de acusações infundadas e que a responsabilidade pela situação é do próprio Coletivo Juntos.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 14 =