Goiás, 4 de fevereiro de 2026
Conecte-se conosco

Goiânia

Lei que limita horário das distribuidoras em Goiânia impacta receita e empregos

Empresários do setor buscam alternativas e projetos de lei tramitam na Câmara Municipal

Canva

A limitação no horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas em Goiânia, sancionada pelo prefeito Sandro Mabel, reduziu entre 55% e 60% a receita do setor e provocou diminuição de cerca de 30% no número de empregos, segundo estimativa de Franciely Gomes, secretária-geral da Associação de Distribuidoras e Empórios de Bebidas do Estado de Goiás (Adebego).

Atualmente, existem 3,5 mil distribuidoras com CNPJ regularizado na capital, e esse número praticamente dobra se incluídos os empresários informais. Parte desses estabelecimentos se reuniu no início de outubro para criar a Adebego, oficializada em solenidade na Câmara Municipal.

Entre as alternativas discutidas, destaca-se o projeto do vereador Tião Peixoto (PSDB), que permite funcionamento das distribuidoras até 4h59, mas sem atendimento presencial após a meia-noite. A categoria se diz aberta a negociar uma contraproposta com funcionamento até 3h da manhã.

Dois outros projetos tramitam na Câmara: um do vereador Bruno Diniz, que propõe abertura até 1h, e outro do vereador Igor Franco, com horário até 2h da manhã. Nenhum ainda atende integralmente às demandas do setor.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 15 =