Goiás, 4 de fevereiro de 2026
Conecte-se conosco

Goiás

Armazenagem de grãos em Goiás cresce 22%, mas produção segue superando capacidade

Com safra recorde, Estado precisa ampliar capacidade de armazenamento para manter competitividade do agronegócio.

Canva

O crescimento expressivo da produção de grãos em Goiás aumentou a demanda por armazenagem no Estado. Segundo levantamento da Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa, com base em informações da Conab, Goiás possui atualmente 17,5 milhões de toneladas de capacidade estática distribuídas em 695 unidades, ocupando a quarta posição nacional.

Entre 2015/16 e 2024/25, a capacidade de armazenagem avançou 22,2%, passando de 14,3 milhões para 17,5 milhões de toneladas. Apesar disso, a produção de grãos mais que dobrou no mesmo período, de 17,5 milhões para 36,9 milhões de toneladas, evidenciando a necessidade de ampliar investimentos no setor.

Para o secretário Pedro Leonardo Rezende, o crescimento da produção reflete a força do agronegócio goiano, mas a expansão da armazenagem é estratégica para garantir eficiência, competitividade e segurança na cadeia produtiva.

Os dados constam na 72ª edição do Agro em Dados, publicação mensal da Seapa que neste mês traz destaque para a armazenagem de grãos.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =