Goiás, 4 de fevereiro de 2026
Conecte-se conosco

Goiás

Capim cresce até 7 cm por dia no verão e intensifica desafio de manutenção nas BRs 060 e 452

Rota Verde Goiás mantém 17 frentes de trabalho para roçada, limpeza e manutenção do pavimento

Divulgação

O período chuvoso em Goiás tem acelerado o crescimento da vegetação às margens das rodovias federais, exigindo uma atuação contínua das equipes de manutenção. Em trechos das BRs 060 e 452, espécies como o capim-colonião chegam a crescer até sete centímetros por dia durante o verão.

Para enfrentar o avanço do mato, a Rota Verde Goiás mantém, nesta semana, 17 frentes de trabalho distribuídas ao longo das duas rodovias, no trecho entre Goiânia e Itumbiara. As ações incluem roçada de segurança, limpeza da faixa de domínio e manutenção dos sistemas de drenagem.

Os serviços têm como objetivo preservar a visibilidade das placas de sinalização, defensas metálicas e garantir o correto escoamento da água da chuva, reduzindo riscos de acidentes. As equipes atuam de segunda a sábado, das 7h às 17h, com intervenções majoritariamente nos acostamentos. Em pontos específicos, há implantação de desvios pontuais.

Paralelamente, a concessionária segue com serviços de recuperação e manutenção do pavimento. Estão previstos trabalhos emergenciais ao longo de todo o trecho concessionado da BR-060, entre os kms 164 e 393+600, e da BR-452, do km 0 ao 196+600.

Também ocorrem serviços de fresagem e recomposição do asfalto na BR-060, do km 187 ao 177, em ambos os sentidos. Na BR-452, as obras se concentram entre os kms 100 e 108, com sistema de Pare e Siga, além de microrrevestimento asfáltico entre os kms 135 e 145.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =