Goiás
Goiás entra em emergência com alta de casos e mortes por síndrome respiratória em 2025
Estado entra em emergência após aumento acelerado de internações por síndrome respiratória; vacinação ainda está abaixo da meta.
Pexels
A Secretaria de Saúde de Goiás emitiu novo alerta após o estado atingir 7.475 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em 2025, número equivalente ao total registrado ao longo de 2024. Até agora, foram confirmadas 471 mortes — a maioria em idosos.
As internações seguem em alta, com 11.957 solicitações entre janeiro e julho. Os leitos de UTI estão com ocupação superior a 90%. Apesar da pressão no sistema de saúde, a SES afirma que está conseguindo atender os casos com apoio das redes municipal e federal.
Para enfrentar o cenário, o Governo de Goiás decretou emergência sanitária no fim de junho e criou o Centro de Operações de Emergência (COE-Srag). A ação viabilizou novos leitos e acompanhamento em tempo real dos dados de internação.
A vacinação contra Influenza está liberada para toda a população acima de 6 meses, mas a cobertura vacinal em Goiás é de apenas 41,68%. Entre os grupos mais afetados estão crianças pequenas, com mais de 2.800 casos em menores de dois anos, e idosos, que concentram 310 das 471 mortes registradas.


































Envie seu comentário