Goiás
PRF apreende carga ilegal de madeira amazônica na BR-153, em Goiás
Caminhão transportava mais de 80 m³ de acapu, madeira nativa em extinção, com nota fiscal fraudada. Carga saiu do Pará e seria descarregada em Goiás.
Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, neste fim de semana, um caminhão que transportava ilegalmente mais de 80 metros cúbicos de madeira nativa da Amazônia. A abordagem ocorreu na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás.
A carga vinha do Pará e era composta por toras da espécie Vouacapoua americana, conhecida como acapu. A madeira está na lista de espécies ameaçadas de extinção e seu corte e comércio são proibidos no Brasil.
Segundo a PRF, o motorista usava uma nota fiscal falsa que indicava o transporte de fertilizantes. No entanto, a fiscalização revelou que se tratava de madeira nobre, sem a devida autorização. Toda a documentação apresentada era incompatível com a carga.
O acapu é valorizado no mercado por ser altamente resistente, durável e imune a pragas e fungos. Por crescer lentamente, sofre com a extração predatória, especialmente em regiões de desmatamento recente da Amazônia, onde é muito utilizada em estruturas rurais.
O caso foi encaminhado ao IBAMA e à Secretaria de Economia do Estado de Goiás (SECOM), que apuram o destino da carga.


































Envie seu comentário