Goiás, 4 de fevereiro de 2026
Conecte-se conosco

Goiás

Safra histórica: Goiás deve colher 303 mil toneladas de feijão em 2025

Estado é destaque em produtividade, exportações e se firma como o quarto maior produtor nacional.

Foto: Canva

A safra 2024/2025 promete ser histórica para Goiás, que deve colher 303,1 mil toneladas de feijão, segundo dados da Conab avaliados pela Seapa. O resultado é o melhor desde 2020/2021 e coloca o Estado como o quarto maior produtor do País e o segundo em produtividade, com média de 2,5 toneladas por hectare.

Na produção de feijão cores, Goiás ocupa o segundo lugar nacional, com 280,6 mil toneladas projetadas, o que representa crescimento de 5,4% em relação à safra passada.

O setor também registra avanços no mercado externo: Goiás exportou 5,7 mil toneladas para 12 países, faturando US$ 7 milhões, o segundo melhor desempenho de sua história. As exportações continuam em alta, enquanto as importações nacionais diminuem, reforçando a relevância goiana no comércio internacional.

Entre os municípios, Cristalina lidera com 55,7 mil toneladas produzidas em 2023, sendo o quinto maior produtor do Brasil. Flores de Goiás, Cabeceiras, Formosa, Planaltina, Silvânia e Catalão também figuram entre os grandes destaques nas diferentes etapas da safra.

De acordo com o secretário Pedro Leonardo Rezende, os bons resultados refletem o empenho dos produtores e o suporte técnico oferecido pelo Governo de Goiás.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + dezoito =