Política
Anápolis avalia regras mais rígidas para circulação de cães potencialmente perigosos
Projeto propõe focinheira obrigatória e novas normas de segurança para tutores; raças de grande porte entram na lista de fiscalização.
Foto: CANVA
Um projeto da Câmara Municipal de Anápolis propõe a obrigatoriedade do uso de focinheira para cães de grande porte e raças consideradas potencialmente perigosas em espaços públicos. A proposta inclui também normas de segurança para tutores e deve voltar à pauta da Câmara nos próximos dias.
O vereador João da Luz (Cidadania), autor do projeto, afirmou que a primeira versão recebeu parecer desfavorável devido à existência de legislações antigas. Por isso, a nova proposta inclui a revogação dessas leis, criando um dispositivo único e atualizado.
As raças que entrarão na obrigatoriedade incluem mastim napolitano, bull terrier, american staffordshire terrier, pastor alemão, rottweiler, fila brasileiro, pitbull e seus cruzamentos, bulldog e boxer.
Enquanto Anápolis discute a medida, Goiânia já aprovou legislação que exige focinheira, coleira, guia curta e enforcador para cães acima de 25 kg ou com histórico de agressividade, com fiscalização da Guarda Civil Metropolitana e penalidades que vão de advertência a multa e apreensão do animal.
O projeto de Anápolis aguarda análise do prefeito Sandro Mabel antes de ser sancionado.


































Envie seu comentário