Goiás, 4 de fevereiro de 2026
Conecte-se conosco

Política

Deputados esquecem de “bater ponto” e podem ter desconto no salário

Sessão virtual na Câmara teve quórum baixo no plenário, mas ausência no sistema InfoLeg pode pesar no bolso de parlamentares.

Em sessão realizada remotamente nesta semana, apenas 12 deputados estiveram fisicamente no plenário da Câmara. Apesar de 488 dos 513 parlamentares terem registrado presença virtualmente pelo sistema InfoLeg, aqueles que não acessaram o aplicativo devem ter parte do salário descontada.

A medida foi anunciada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que explicou que as votações teriam efeito administrativo, ou seja, a ausência na votação implica em corte no salário.

A decisão de realizar a sessão de forma virtual foi vista como uma estratégia de Motta para rebater críticas de lentidão na gestão. No entanto, 13 deputados não registraram presença e podem ser penalizados, a menos que comprovem missão oficial. O deputado Heitor Schuch (PSB-RS), por exemplo, teve sua ausência justificada por estar em missão no Parlasur, no Peru.

A única sessão da semana ocorreu na segunda (2), pois o Congresso está sediando o Fórum Parlamentar do BRICS até a próxima quinta (5).

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =