Política
Governo lança programa que troca dívidas de hospitais por atendimentos no SUS
Hospitais privados e filantrópicos poderão quitar débitos oferecendo cirurgias, exames e consultas especializadas na rede pública

Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Fazenda, Fernando Haddad, apresentaram a iniciativa durante entrevista coletiva, nesta terça-feira, 24, em Brasília – Foto: Rafael Nascimento/MS
Uma nova estratégia do Governo Federal vai permitir que hospitais com dívidas junto à União troquem parte do valor por atendimentos a pacientes do SUS. O programa Agora Tem Especialistas busca ampliar a oferta de especialistas e reduzir as filas em estados e municípios.
A regulamentação foi feita por meio de portaria conjunta dos ministérios da Saúde e da Fazenda. Instituições com débitos poderão se credenciar e prestar serviços em valor equivalente, com base em parâmetros definidos pelo Ministério da Saúde.
A adesão permitirá que até 50% da dívida seja convertida em serviços, dependendo do valor devido. O crédito financeiro só poderá ser usado a partir de janeiro de 2026, após auditoria. A previsão é que os primeiros atendimentos ocorram já em agosto.
Além disso, o programa vai criar um painel nacional de filas, com dados unificados das redes municipais, estaduais e federal. Outras estratégias incluem mutirões, carretas móveis, uso da telessaúde e formação de médicos especialistas para regiões com maior demanda.

Envie seu comentário