Goiás, 10 de julho de 2025
Conecte-se conosco

Diversidade

Planeta Terra tem hoje o dia mais curto do ano com 1,30 milissegundo a menos

Variação na rotação faz a Terra girar mais rápido que o normal; fenômeno já ocorreu em anos anteriores e não representa riscos.

Pixabay via Pexels

O planeta Terra registrará nesta quarta-feira (9) o dia mais curto de 2025. Isso acontece porque a rotação do planeta será finalizada 1,30 milissegundo antes do tempo padrão de 24 horas.

Segundo cientistas, essas pequenas acelerações na rotação são normais e ocorrem por fatores variados, como o movimento do núcleo terrestre, das marés e da atmosfera. A diferença é tão pequena que não afeta a vida cotidiana.

Desde que os relógios atômicos passaram a ser usados, em meados do século passado, esse tipo de variação tem sido documentado. Em 2020, por exemplo, houve uma série de dias mais curtos que o normal. O recorde foi em junho de 2022, com 1,59 milissegundo a menos.

Se esse encurtamento se tornar frequente, pode haver necessidade de correção no tempo oficial com o chamado segundo bissexto, que pode ser adicionado ou subtraído dos relógios para manter a sincronia com a rotação terrestre.

Desde 1973, o segundo bissexto já foi usado 27 vezes para manter o alinhamento entre tempo astronômico e civil.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =