Goiás, 4 de fevereiro de 2026
Conecte-se conosco

Diversidade

HGG realiza transplantes renais simultâneos em irmãos e fortalece referência nacional

Procedimentos raros ocorreram nesta sexta-feira (17/10) e destacam a excelência do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi em transplantes no sistema público de Goiás.

Irmãos são naturais de Porangatu e aguardavam na fila nacional única para transplantes (Foto: Alex Maia)

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realizou nesta sexta-feira (17/10) dois transplantes renais inéditos, envolvendo irmãos que receberam órgãos de uma mesma doadora, um caso raro na história da saúde pública goiana. Com os procedimentos, o hospital soma 127 transplantes renais realizados em 2025.

Os pacientes, ambos policiais militares da reserva e naturais de Porangatu, norte de Goiás, aguardavam pelos procedimentos devido a complicações da diabetes que comprometeram suas funções renais. Aldemar Cavalcante Barros, de 59 anos, esperava há quatro anos, enquanto seu irmão Divino, de 57, aguardava há um ano.

De acordo com o cirurgião Rodrigo Rosa, da equipe do Serviço de Transplante Renal do HGG, a compatibilidade sanguínea e genética, incluindo avaliação de alelos, é essencial para evitar rejeição dos órgãos.

Atualmente, 2.458 pacientes aguardam transplantes em Goiás, sendo 686 de rim, 12 de fígado, três de pâncreas e dois pâncreas/rim, com posição determinada pelo SUS e pelo Sistema Nacional de Transplantes, considerando compatibilidade, idade, doenças associadas e urgência.

O HGG acumula mais de 1.250 transplantes, consolidando-se como referência nacional em transplantes renais, com avaliação máxima em qualidade e segurança. Goiás ocupa a 10ª posição nacional em número de transplantes renais, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).

O hospital conta com a nova Unidade de Transplantes, inaugurada em 2022, com estrutura moderna, 32 leitos e investimento de R$ 2,8 milhões, voltada a transplantes de rins, fígado, pâncreas, rim-pâncreas e medula óssea.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + quatro =