Goiás, 4 de fevereiro de 2026
Conecte-se conosco

Diversidade

Uber define novos critérios para veículos das categorias Black e Comfort a partir de 2026

Alterações incluem restrições de modelos e anos mínimos de fabricação, com exigências de conforto e avaliação para motoristas.

Divulgação

A Uber anunciou que, a partir de janeiro de 2026, as categorias premium Black e Comfort terão novos critérios de aceitação de veículos. As alterações incluem restrição de modelos e exigência de anos mínimos de fabricação, variando conforme a cidade. Entre os carros Black que não serão mais aceitos estão Citroën Basalt, Renault Kardian, Chery Tiggo 3X, Peugeot E-2008, Chery Tiggo 3, Hyundai Kona Hybrid e JAC Motors J3 Turin e iEV 40.

De acordo com a empresa, as mudanças seguem estudos com usuários e análise do mercado automotivo, priorizando qualidade, conforto e avaliação de viagens.

Regras para a categoria Black

Em capitais como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Vitória, Fortaleza e Goiânia, o ano mínimo será 2019. Em Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas, veículos de 2018 em diante serão aceitos, enquanto no Rio de Janeiro, carros de 2017 ainda podem atuar na categoria. Carros devem ter ar-condicionado, quatro portas e cores específicas, e motoristas precisam ter histórico de pelo menos 100 viagens em outras categorias e média mínima de 4,85 pontos.

Regras para a categoria Comfort

O Renault Logan será o único modelo excluído independentemente do ano, a partir de 6 de janeiro de 2026. Para os demais veículos, o ano mínimo varia de acordo com modelo e cidade. Por exemplo, em São Paulo, Etios Sedan, Voyage, Prisma, Logan e Cobalt precisam ser de 2019, enquanto Argo e Polo de 2023. Em Brasília, a exigência mínima é 2018, e em cidades como Natal e Maceió, carros de 2015 podem atuar em determinados modelos.

Os veículos devem ter ar-condicionado e quatro portas, e motoristas necessitam ter completado mais de 100 viagens em outras categorias, com médias de avaliação entre 4,80 e 4,85 pontos.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 17 =