Goiás, 4 de fevereiro de 2026
Conecte-se conosco

Diversidade

Carne mal preparada pode ser fonte de infecção urinária em humanos

Pesquisa aponta que cerca de 18% dos casos de ITU estão associados a cepas de E. coli de origem animal e alerta para a higiene na cozinha.

Foto: Canva

Cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ter origem em cepas de Escherichia coli encontradas em carnes de frango, porco e boi, segundo estudo publicado na revista científica mBio. A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade George Washington, analisou mais de 5,7 mil amostras de E. coli coletadas entre 2017 e 2021 em pacientes e em produtos vendidos em supermercados do sul da Califórnia.

O sequenciamento genético mostrou que várias cepas humanas eram praticamente idênticas às presentes nas carnes, classificadas como “zoonóticas”, por poderem infectar humanos. O estudo destaca que a manipulação inadequada de alimentos e desigualdades no acesso a alimentos seguros contribuem para a disseminação da bactéria.

Entre os cuidados recomendados estão cozinhar carnes à temperatura adequada, evitar lavar carnes cruas, usar tábuas exclusivas e higienizar as mãos. Apesar da correlação estatística apontada, os pesquisadores reforçam que mais estudos são necessários para confirmar os padrões de transmissão.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + catorze =