Goiânia
Goiânia intensifica ações contra dengue após mais de 27 mil casos confirmados
Capital contabiliza 34 óbitos e mais de 33 mil notificações; foco é prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti
Foto: Canva
Goiânia registrou de janeiro a novembro de 2025 mais de 27 mil casos confirmados de dengue, com 34 mortes e 33.033 notificações, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Estes dados reforçam o alerta para a necessidade de intensificar ações preventivas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor também de zika e chikungunya.
A SMS realizou mais de 2,2 milhões de visitas domiciliares, identificando mais de 32 mil focos do mosquito em 23 mil locais distintos. Parte das inspeções ocorreu em imóveis permanentemente fechados, autorizadas pela Lei 13.301/2016, em função de risco à saúde pública.
Dados do boletim epidemiológico revelam que quase 6 mil casos confirmados ocorreram nas 11 primeiras semanas do ano. As medidas de prevenção incluem eliminar criadouros, manter quintais limpos, calhas desobstruídas, piscinas higienizadas e destinação correta de lixo. Reservatórios de água devem permanecer tampados e limpos periodicamente. Segundo o secretário Luiz Pellizzer, ovos do mosquito podem resistir por mais de um ano em ambientes secos, aguardando condições ideais para eclodirem.


































Envie seu comentário