Goiás, 25 de junho de 2026
Conecte-se conosco

Política

Hackers desviam dinheiro de prefeituras goianas e prejuízo chega a R$ 8 milhões

Sete municípios foram alvo de invasões digitais em três anos; criminosos esvaziaram contas em poucos minutos por meio de transferências via Pix.

Canva

Os ataques virtuais contra prefeituras de Goiás provocaram um rombo milionário nas contas públicas. Informações divulgadas pela Associação Goiana de Municípios (AGM) apontam que, entre 2024 e 2026, ao menos sete cidades tiveram recursos desviados por hackers, somando perdas próximas de R$ 8 milhões.

As invasões atingiram Damianópolis, Nazário, Santa Rita do Araguaia, Lagoa Santa, Castelândia, Cromínia e Caçu. Todas as contas atacadas, segundo a entidade, pertencem à Caixa Econômica Federal.

O maior valor movimentado pelos criminosos foi registrado em Caçu, no sudoeste goiano. O município perdeu R$ 3 milhões durante a invasão ocorrida em 2025. Posteriormente, R$ 600 mil foram recuperados, mas o prejuízo final permaneceu em R$ 2,4 milhões.

Em Nazário, as perdas chegaram a R$ 2,8 milhões. Damianópolis teve desvio de R$ 400 mil; Santa Rita do Araguaia perdeu R$ 1,3 milhão; Lagoa Santa, R$ 150 mil; Castelândia, R$ 496 mil; e Cromínia, R$ 406 mil.

De acordo com a AGM, os criminosos costumam agir rapidamente. Há relatos de invasões realizadas após as 23 horas, quando os invasores acessam as contas e efetuam várias transferências via Pix em poucos minutos.

O prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira, relatou que descobriu o ataque justamente quando buscava recursos para quitar compromissos assumidos pelo município após a conclusão de uma obra de recapeamento. Segundo ele, a situação trouxe impactos diretos ao funcionamento da administração, afetando pagamentos, aquisição de medicamentos e a prestação de contas.

Outro caso que chamou atenção ocorreu em Santa Rita do Araguaia. Os recursos desviados foram distribuídos para diferentes estados do país por meio de 14 operações bancárias realizadas em sequência e em um intervalo de poucos segundos.

Diante do avanço dos ataques, prefeitos goianos participaram de uma reunião em Brasília, no dia 9 de junho, com representantes da Caixa Econômica Federal. O encontro foi realizado no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD). Conforme a AGM, o banco informou que os episódios serão avaliados.

Até a última atualização das informações, a Caixa não havia respondido aos questionamentos sobre os ataques e as medidas adotadas após as invasões.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 5 =